Friday, June 09, 2006

Quando

era pequena ia com a minha mãe lavar roupa ao tanque público e todas as mulheres proibiam o meu irmão de fazer o mesmo, porque depois não lhe crescia a barba. Via as mulheres subirem a minha rua a acartar cântaros de água à cabeça encaixados em rodilhas num exercício de equilibrismo que me fascinava. Carregava e puxava carrinhos de mão com sacos de trapos para a minha mãe tecer no tear. Passava horas a cortá-los em fios e via os tapetes aparecerem na teia. Ajudava a dar a "envolta" e aprendi rapidamente a emendar os fios que rebentavam. Deveria ter uns sete, oito anos. Isto tudo para dizer que gostava que quando escrevessem notícias sobre meninos que cosem sapatos da Zara conhecessem outra realidade para além da exploração infantil e do trabalho escravo a que muita gente está sujeita hoje em dia. É que entre trabalhar e ganhar uma miséria, ou ter que mendigar é melhor a primeira. Por muito que doa. Por muito que seja injusto.

No comments: