Thursday, March 08, 2007

Pergunta pertinente

"Porque é que não existe um dia mundial do homem?"- pergunta a bea. Eu respondo qualquer coisa sobre os direitos de igualdade e a situação das mulheres nos países subdesenvolvidos, etc. Mas se tivesse lido a "Veja" teria respondido que existe um dia mundial da mulher, porque falamos mais do que os homens. Por isso ganhamos.

4 comments:

sirob said...

gosto

porque é 5ª feira said...

ou então:
"O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, e reivindicaram a redução do tempo de trabalho diário de mais de 16 horas para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher."

calita said...

essas mulheres merecem de facto uma comemoração. Vamos beber um copo?

boneca de trapos said...

acho que o dia da mulher simboliza a capacidade que elas têm em assimilar tudo tão melhor - talvez mesmo porque falem mais que os homens...
deixem lá estar o dia, que não vem mal nenhum ao mundo; assim como assim, para os homens tanto faz - consideram-se donos de todos os restantes 364!!